Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16845
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Licenças abertas como mecanismo de democratização ao acesso à educação
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Iolanda Moreira
Advisor: Cesário, Kone Prieto Furtunato
Abstract: O presente trabalho tem como objeto o estudo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e sua interação com os direitos autorais, com ênfase na problemática da execução do REA no Brasil. Inicialmente são esboçados os contornos sobre a análise da legislação brasileira no que tange o direito autoral e suas dimensões. Em seguida aborda-se instituto dos Recursos Educacionais Abertos, destacando a proteção dos materiais didáticos no Brasil, além da exposição das características do REA, bem como suas particularidades e a demonstração de exemplos na prática no Brasil e no exterior. Além disso, ocorre uma análise da tentativa de efetivar os recursos abertos por meio normativo e a exposição dos possíveis benefícios para a sociedade brasileira com a implementação desses recursos, tais como a democratização do acesso à educação.
Keywords: Direito Autoral
Licenças Abertas
Recursos Educacionais Abertos
Creative Commons
Educação
Copyright
Open Licenses
Open Educational Resources
Education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Iolanda Moreira. Licenças abertas como mecanismo de democratização ao acesso à educação. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMGonçalves.pdf304.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.