Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16847
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Backx, Hugo Borges | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Beatriz Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T14:18:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Beatriz Rocha de. Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16847 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Folclore brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Impressão 3D | pt_BR |
dc.title | Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse projeto apresenta o desenvolvimento de peças de um jogo com personagens do folclore brasileiro e com o movimento das peças semelhantes ao jogo de xadrez, para serem usadas como ferramenta de auxílio para o ensino da temática nas salas de aula. Ao explicar como chegou-se a esse conceito, esse trabalho estuda sobre a educação no Brasil, como o folclore é ensinado em salas de aula, a teoria das múltiplas inteligências, os benefícios da aprendizagem pelo tato e a história do xadrez ao longo do tempo. Aborda também as alternativas das peças criadas, como foram desenvolvidas e impressão 3D como método de fabricação. Um dos objetivos do projeto é a criação de modelos em 3D que possam ser reproduzidos de maneira acessível para as escolas. O ensino do xadrez para crianças não é o foco, é apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiras é abordado nas escolas, para que resulte em um ensino lúdico e estimulante para os alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABROliveira.pdf | 9.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.