Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16847
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Ana Beatriz Rocha de
Tutor: Backx, Hugo Borges
Resumen: Esse projeto apresenta o desenvolvimento de peças de um jogo com personagens do folclore brasileiro e com o movimento das peças semelhantes ao jogo de xadrez, para serem usadas como ferramenta de auxílio para o ensino da temática nas salas de aula. Ao explicar como chegou-se a esse conceito, esse trabalho estuda sobre a educação no Brasil, como o folclore é ensinado em salas de aula, a teoria das múltiplas inteligências, os benefícios da aprendizagem pelo tato e a história do xadrez ao longo do tempo. Aborda também as alternativas das peças criadas, como foram desenvolvidas e impressão 3D como método de fabricação. Um dos objetivos do projeto é a criação de modelos em 3D que possam ser reproduzidos de maneira acessível para as escolas. O ensino do xadrez para crianças não é o foco, é apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiras é abordado nas escolas, para que resulte em um ensino lúdico e estimulante para os alunos.
Materia: Design
Educação
Folclore brasileiro
Impressão 3D
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Beatriz Rocha de. Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Desenho Industrial - Projeto do Produto

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABROliveira.pdf9.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.