Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16864
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Formando vínculos: um estudo sobre os termos de uso das empresas-plataformas e a caracterização do vínculo de emprego dos entregadores
Author(s)/Inventor(s): Alves, Lívia Bená
Advisor: Varella, Renata Versiani Scott
Abstract: No dia 1º de julho de 2020, os entregadores de mercadorias e produtos realizaram a paralisação nacional chamada de #BrequeDosApp, em que realizaram diversas reivindicações, como: aumento da taxa mínima por quilômetro, fim dos bloqueios das contas, mais segurança, fim das exclusões indevidas, fim dos sistemas de pontuação, maior transparência dos critérios de pagamento, entrega de EPIs e a insatisfação por conta da incompreensão de como as plataformas funcionam. Para isso, na tentativa de entender como as empresas-plataformas funcionam, os termos e condições de uso das empresas iFood, Rappi, Uber Eats e Loggi foram coletados e suas cláusulas foram separadas pelos temas encontrados. A presente monografia pretende analisar, então, o trabalho em plataformas digitais à luz dos termos e condições de uso dessas empresas e as relações contratuais a que estão submetidos os entregadores das empresas-plataformas. Além disso, busca-se verificar se nos termos e condições de uso há elementos para a caracterização do vínculo de emprego. Este cenário desafia questões fundamentais como o direito fundamental ao trabalho digno e o próprio papel do Direito do Trabalho na regulação das relações de trabalho.
Keywords: Direito do Trabalho
Plataformas Digitais de Trabalho
Entregadores
Termos e Condições de Uso
Precarização do Trabalho
Labor Law
Digital Working Platforms
Delivery Workers
Terms and Conditions of Use
Precariousness of Work
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Lívia Bená. Formando vínculos: um estudo sobre os termos de uso das empresas-plataformas e a caracterização do vínculo de emprego dos entregadores. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBAlves.pdf638.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.