Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Justiça como equidade na prática: a importância do direito nas escolas
Autor(es)/Inventor(es): Sampaio, Matheus Facioli
Orientador: Shecaira, Fábio Perin
Resumo: Esse trabalho pretende abordar a importância da educação jurídica, ainda em fase escolar, à luz da Teoria da Justiça de John Rawls. O autor define em sua construção os parâmetros que devem guiar uma “sociedade bem-ordenada”, que é um sistema de cooperação social em que há uma concepção pública de justiça respeitada pelos indivíduos e instituições. Esse senso de justiça compartilhado, no plano teórico, seria capaz de moldar a sociedade, de modo a criar cidadãos com senso de racionalidade e razoabilidade, de modo a aplicar os princípios de justiça em suas relações pessoais e institucionais. Na ideia de Rawls, o processo de aprendizagem do funcionamento da sociedade e das instituições, de acordo com os princípios de justiça, ocorreria de forma automática, fazendo com que o exemplo de uma sociedade bem ordenada fosse suficiente para educar os cidadãos. Nesse ponto, parte da academia discorda da acepção de Rawls. A posição defendida neste trabalho acredita que o processo educacional dos indivíduos merece atenção especial, com a necessidade de aplicação de políticas públicas específicas para essa finalidade. Sob esse espectro, acredito que a escola esteja em posição privilegiada para ensinar às crianças e adolescentes sobre o funcionamento das bases sociais e institucionais, o que Rawls chamaria de estrutura básica da sociedade. Portanto, uma vez definida a instituição responsável pelo ensino, a parte final da presente exposição defende que o ensino de direito seria um importante avanço para a formação de cidadãos racionais e razoáveis. Isso porque o curso de direito, ainda que elitizado, oferece conhecimentos que deveriam de ser estendidos à totalidade da população, como o funcionamento dos poderes que constituem a república e o estado democrático de direito. Por essas razões, o cerne da argumentação que se segue pretende demonstrar que o ensino de direito, ainda em fase escolar, pode atuar como ferramenta fundamental para a formação de cidadãos racionais e razoáveis, aproximando-se do projeto político proposto por John Rawls.
Palavras-chave: John Ralws
Neocontratualismo
Teoria da Justiça
Educação e Direito
Ensino Jurídico nas Escolas
Acesso à Justiça
Neocontractualism
Theory of Justice
Education and Law
Legal Education in Schools
Access to Justice
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SAMPAIO, Matheus Facioli. Justiça como equidade na prática: a importância do direito nas escolas. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSampaio.pdf509.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.