Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16898
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciências
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Thaisa Maria
Orientador: Trajano, Sílvia Cristina de Souza
Resumo: O presente trabalho aborda a partir da reflexão a utilização de tecnologias, com ênfase nos recursos audiovisuais como estratégia didática no ensino de ciências. Esse trabalho foi realizado no período da tarde no Colégio X, com professores de 6° a 9° ano do ensino fundamental e com alunos das turmas 701,703, 801 e 802, como forma de diversificar a prática pedagógica no processo de ensino-mediação-aprendizagem. Usando como meio de pesquisa, a coleta de dados na escola X, situada no município de Barra Mansa, através de questionário aplicado aos professores do ensino fundamental e entrevista coletiva feita com os alunos. Com base nesses dados, foi possível verificar os benefícios, mas também as dificuldades do trabalho prático, didático e pedagógico envolvendo conteúdos específicos para o ensino de ciências, associado ao audiovisual como estratégia de ensino. A pesquisa contou com uma referência bibliográfica que fundamenta os estudos entorno das ciências a partir dos parâmetros curriculares nacionais, práticas pedagógicas e as tecnologias como ferramentas de uso estratégico para o ensino de ciências, de modo a propor inovações no processo ensino-aprendizagem e o audiovisual como recurso pedagógico.
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Ensino de ciências
Ensino fundamental e médio
Ensino-aprendizagem
Barra Mansa (RJ)
Audiovisual aids
Sciences teaching
Education, primary and secondary
Teaching-learning
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Thaisa Maria. A utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMMoreira.pdf196.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.