Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Trajano, Sílvia Cristina de Souza | - |
dc.contributor.author | Moreira, Thaisa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T18:30:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:44Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Thaisa Maria. A utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16898 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Barra Mansa (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual aids | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | pt_BR |
dc.subject | Education, primary and secondary | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | A utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a partir da reflexão a utilização de tecnologias, com ênfase nos recursos audiovisuais como estratégia didática no ensino de ciências. Esse trabalho foi realizado no período da tarde no Colégio X, com professores de 6° a 9° ano do ensino fundamental e com alunos das turmas 701,703, 801 e 802, como forma de diversificar a prática pedagógica no processo de ensino-mediação-aprendizagem. Usando como meio de pesquisa, a coleta de dados na escola X, situada no município de Barra Mansa, através de questionário aplicado aos professores do ensino fundamental e entrevista coletiva feita com os alunos. Com base nesses dados, foi possível verificar os benefícios, mas também as dificuldades do trabalho prático, didático e pedagógico envolvendo conteúdos específicos para o ensino de ciências, associado ao audiovisual como estratégia de ensino. A pesquisa contou com uma referência bibliográfica que fundamenta os estudos entorno das ciências a partir dos parâmetros curriculares nacionais, práticas pedagógicas e as tecnologias como ferramentas de uso estratégico para o ensino de ciências, de modo a propor inovações no processo ensino-aprendizagem e o audiovisual como recurso pedagógico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMMoreira.pdf | 196.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.