Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrajano, Sílvia Cristina de Souza-
dc.contributor.authorMoreira, Thaisa Maria-
dc.date.accessioned2022-05-16T18:30:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMOREIRA, Thaisa Maria. A utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16898-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBarra Mansa (RJ)pt_BR
dc.subjectAudiovisual aidspt_BR
dc.subjectSciences teachingpt_BR
dc.subjectEducation, primary and secondarypt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleA utilização de recursos audiovisuais como estratégia para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a partir da reflexão a utilização de tecnologias, com ênfase nos recursos audiovisuais como estratégia didática no ensino de ciências. Esse trabalho foi realizado no período da tarde no Colégio X, com professores de 6° a 9° ano do ensino fundamental e com alunos das turmas 701,703, 801 e 802, como forma de diversificar a prática pedagógica no processo de ensino-mediação-aprendizagem. Usando como meio de pesquisa, a coleta de dados na escola X, situada no município de Barra Mansa, através de questionário aplicado aos professores do ensino fundamental e entrevista coletiva feita com os alunos. Com base nesses dados, foi possível verificar os benefícios, mas também as dificuldades do trabalho prático, didático e pedagógico envolvendo conteúdos específicos para o ensino de ciências, associado ao audiovisual como estratégia de ensino. A pesquisa contou com uma referência bibliográfica que fundamenta os estudos entorno das ciências a partir dos parâmetros curriculares nacionais, práticas pedagógicas e as tecnologias como ferramentas de uso estratégico para o ensino de ciências, de modo a propor inovações no processo ensino-aprendizagem e o audiovisual como recurso pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMMoreira.pdf196.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.