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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Level up: estudo exploratório sobre jogos digitais não educativos como fonte de desenvolvimento da informação e do conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Bloomfield, Fernanda Cristina Teixeira
Orientador: Philyppis Junior, Nikiforos Joannis
Resumo: A utilização de jogos eletrônicos em sala de aula ainda é um tópico que gera discussão em relação às suas aplicações dentro do espaço escolar de modo ativo. Apesar do conteúdo de algumas franquias já serem mencionadas e/ou usadas por docentes no ensino fundamental e médio, a aplicação destes ainda passa por resistência em relação a parte dos educadores devido a sua natureza informal e características. Os alunos das novas gerações, que são reconhecidos como as primeiras consideradas nativo digitais, isto é, indivíduos que nasceram e cresceram em meio às tecnologias digitais, possuem grande capacidade e familiaridade com o uso de serviços e aplicativos ofertados por estas, reforçando a necessidade de uma atualização da metodologia de ensino tradicional e adaptação para as demandas das futuras gerações. O presente trabalho aborda os benefícios da utilização de jogos digitais não educativos como importantes fontes de desenvolvimento do conhecimento quando introduzidos em contextos dentro e fora das salas de aula. Busca também ressaltar a importância do papel dos profissionais da informação e educação durante esse processo de adaptação das escolas para novas metodologias de ensino. Os procedimentos metodológicos utilizados que foram utilizados nesta pesquisa são de cunho exploratório com aplicação de metodologias qualitativas descritivas. Os resultados apresentados revelam não só a confirmação do potencial e importância do uso destes como também suas possibilidades e benefícios.
Palavras-chave: Educação
Jogos digitais
Pedagogia
Biblioteconomia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BLOOMFIELD, Fernanda Cristina Teixeira. Level up: estudo exploratório sobre jogos digitais não educativos como fonte de desenvolvimento da informação e do conhecimento. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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