Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16901
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Qualidade microbiológica do mel proveniente da agricultura familiar do distrito de Cantagalo - Rio das Ostras - RJ e adjacências
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Larissa Aguiar de
Orientador: Pereira, Ingrid Annes
Resumo: O mel é um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos do organismo, como compostos fenólicos, minoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e enzimas, que atribuem efeitos terapêuticos ao produto. O mel, juntamente com os demais produtos das abelhas, está associado a uma imagem de produto natural, saudável e seguro. Porém, durante o manuseio, acondicionamento e armazenamento pode ocorrer contaminações microbiológicas. O aumento considerável da produção brasileira de mel nos últimos anos tem despertado interesse científico em atestar sua qualidade sanitária, devido seu potencial para comercialização e alternativa sustentável para desenvolvimento da agricultura familiar. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico microbiológico dos principais agentes associados ao perfil higienicossanitário físico-químico de amostras de mel produzido em unidades familiares localizadas no distrito de Cantagalo, Rio das Ostras-RJ e municípios adjacentes. As análises microbiológicas realizadas foram, Contagem de Coliformes totais e Termotolerantes, fungos e leveduras, Staphylococcus coagulase-positivos, Clostridium spp. e Bacillus spp. e detecção de Salmonella spp. As análises físico-químicas realizadas foram, umidade, acidez e sólidos solúveis totais. Foram analisadas seis amostras de dois lotes de mel distintos, e para todas estas houve ausência de Salmonella, de Clostridium sulfito redutores e coliformes totais e termotoleantes. Nas análises de mesófilas, Bacillus cereus, Sthaphyloccus e fungos e leveduras, foram obtidos resultados de isolamento positivos, porém as contagens foram inferiores ao critério de confiança de contagem, que estabelece um número mínimo de 25 UFC/mL. Em relação às análises físico-químicas, houve alteração de acidez em 50% das amostras, os outros parâmetros físico-químicos estão de acordo com a legislação. A maioria das amostras de mel avaliada apresentou-se de acordo com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes, respeitando os parâmetros de qualidade sanitária e segurança alimentar.
Palavras-chave: Mel
Técnicas microbiológicas
Padrão de identidade e qualidade para produtos e serviços
Criação de abelhas
Fenômenos químicos
Rio das Ostras (RJ)
Honey
Microbiological techniques
Identity and quality standard for products and services
Beekeeping
Chemical phenomena
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Larissa Aguiar de. Qualidade microbiológica do mel proveniente da agricultura familiar do distrito de Cantagalo - Rio das Ostras - RJ e adjacências. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAMORAES.pdf326.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.