Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Andréia Cristina Lopes Frazão da-
dc.contributor.authorRibeiro, Isabela Silva-
dc.date.accessioned2022-05-20T15:50:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16940-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleO filme “Histórico” e o passado em perspectiva: o filme Morte Negra (2010) como ferramenta para introduzir questões de gênero na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5791321365823463pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa debater a utilização de filmes ditos “históricos” em aulas de história, promovendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a cultura popular. Compreendemos que uma obra dessa natureza representa uma perspectiva da contemporaneidade sobre o passado - neste caso, a Idade Média -, e por isso nosso objetivo é promover o senso crítico dos alunos para o imaginário que circula na sociedade atual acerca do medievo, por meio de atividades pedagógicas. O filme escolhido como objeto de estudo é Morte Negra (2010), dirigido por Chistopher Smith. Ele foi inserido no contexto didático, buscando promover um debate sobre relações de gênero no presente e no passado. Acreditamos que o filme tem potencial didático para provocar reflexões sobre a visão do feminino na contemporaneidade, projetada em um pano de fundo “histórico”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISRibeiro.pdf481.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.