Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16940
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O filme “Histórico” e o passado em perspectiva: o filme Morte Negra (2010) como ferramenta para introduzir questões de gênero na sala de aula |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Isabela Silva |
Orientador: | Silva, Andréia Cristina Lopes Frazão da |
Resumo: | O presente trabalho visa debater a utilização de filmes ditos “históricos” em aulas de história, promovendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a cultura popular. Compreendemos que uma obra dessa natureza representa uma perspectiva da contemporaneidade sobre o passado - neste caso, a Idade Média -, e por isso nosso objetivo é promover o senso crítico dos alunos para o imaginário que circula na sociedade atual acerca do medievo, por meio de atividades pedagógicas. O filme escolhido como objeto de estudo é Morte Negra (2010), dirigido por Chistopher Smith. Ele foi inserido no contexto didático, buscando promover um debate sobre relações de gênero no presente e no passado. Acreditamos que o filme tem potencial didático para provocar reflexões sobre a visão do feminino na contemporaneidade, projetada em um pano de fundo “histórico”. |
Palavras-chave: | Cinema Ensino de História Mulher Gênero |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISRibeiro.pdf | 481.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.