Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16940
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O filme “Histórico” e o passado em perspectiva: o filme Morte Negra (2010) como ferramenta para introduzir questões de gênero na sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Isabela Silva
Orientador: Silva, Andréia Cristina Lopes Frazão da
Resumo: O presente trabalho visa debater a utilização de filmes ditos “históricos” em aulas de história, promovendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e a cultura popular. Compreendemos que uma obra dessa natureza representa uma perspectiva da contemporaneidade sobre o passado - neste caso, a Idade Média -, e por isso nosso objetivo é promover o senso crítico dos alunos para o imaginário que circula na sociedade atual acerca do medievo, por meio de atividades pedagógicas. O filme escolhido como objeto de estudo é Morte Negra (2010), dirigido por Chistopher Smith. Ele foi inserido no contexto didático, buscando promover um debate sobre relações de gênero no presente e no passado. Acreditamos que o filme tem potencial didático para provocar reflexões sobre a visão do feminino na contemporaneidade, projetada em um pano de fundo “histórico”.
Palavras-chave: Cinema
Ensino de História
Mulher
Gênero
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISRibeiro.pdf481.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.