Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17015
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da (in)segurança alimentar e nutricional na população Norte Fluminense durante a pandemia da Covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Pinheiro, Mariana do Espírito Santo
Orientador: Sperandio, Naiara
Coorientador: Silva, Laiz Aparecida
Resumo: A Covid-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-Cov-2), gerou muitos impactos na população mundial. Neste momento de crise sanitária, o distanciamento social tornou-se fundamental para conter o vírus em muitos países, no entanto, países como Brasil, onde a desigualdade social é expressiva, especialmente as famílias de baixa renda, resistem a condições precárias de acesso à água, alimentos e saneamento básico. Com isso, a rotina e consequentemente o consumo alimentar de muitas pessoas foram afetados devido ao trabalho remoto e a maior permanência em casa. Dessa forma, este estudo se propôs a avaliar a situação de (In)Segurança Alimentar e Nutricional da população Norte-fluminense do Estado do Rio de janeiro durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo do tipo transversal, com amostragem não probabilística, que é um recorte de uma pesquisa maior intitulada “Situação Alimentar na região Norte-fluminense no Contexto da Pandemia de COVID-19”, desenvolvida a partir da parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Campos dos Goytacazes e o Núcleo de Estudos em Saúde e Nutrição na Escola (NESANE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus UFRJ-Macaé. A coleta dos dados envolveu o envio de um questionário, elaborado via Google Form, através da web, via WhatsApp, e-mails e páginas da internet como Instagram, para os residentes dos municípios da região Norte Fluminense. Para alcançar o público-alvo a coordenação do PSE de Campos dos Goytacazes criou um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo as coordenações do PSE de todos os municípios que compõem a região Norte Fluminense. Sendo assim, as coordenações do PSE de cada município ficaram responsáveis por capilarizar e divulgar a pesquisa entre seus munícipes. Por meio das respostas ao questionário, esperou-se descrever a insegurança alimentar a partir de indicadores sociais, econômicos de consumo e antropometria. Foram contabilizadas 1397 respostas, em que se observou o aumento de desempregados desde o início da pandemia, o que corrobora para o risco de insegurança alimentar a partir da privação de renda, seja por carência de alimentos ou maior consumo de ultraprocessados. A partir da classificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) 63,23% (n=822) da amostra se encontrava com excesso de peso, o que pode ocasionar a insegurança alimentar devido ao grande consumo de alimentos de baixo teor nutricional, principalmente em um período marcado por maior permanência em casa.
Palavras-chave: Segurança alimentar
Saúde pública
Rio de Janeiro, Norte
COVID-19
Food security
Public health
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHEIRO, Mariana do Espírito Santo. Avaliação da (in)segurança alimentar e nutricional na população Norte Fluminense durante a pandemia da Covid-19. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESPINHEIRO.pdf274.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.