Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17024
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional
Author(s)/Inventor(s): Dutra, Cristiane de Souza
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Co-advisor: Silva, Lucas Marques Pires da
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre métodos adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de fundações profundas e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA, 2007). Empregou-se na análise sete principais métodos brasileiros, além do método da FHWA (2007), baseados no N SPT e com base nestes determinou-se uma previsão da capacidade de carga de sete estacas tipo hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada estaca apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com o ensaio de SPT (Standart Penetration Test), o resultado da prova de carga estática ao qual a estaca foi submetida e os cálculos de extrapolação da prova de carga estática, baseados nos métodos de Van Der Veen (1953), no método por função hiperbólica apresentado por Silva (2019) e o critério da NBR 6122 (ABNT, 2019). A partir destes resultados realizou-se a análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método mais adequado para dimensionamento de estacas submetidas a esforços de compressão. O objetivo principal é verificar a eficácia da aplicação do método da FHWA (2007), que utiliza em seus parâmetros de cálculos um refinamento de informações relativas ao solo, em suas características básicas, como comportamento drenado e não drenado e o nível de umidade do solo em cada camada. Após a comparação dos resultados, nota-se que este método da FHWA (2007) se mostra a favor da segurança em quase todos os casos apresentados.
Keywords: Estaca hélice contínua
Geotécnica
Engenharia civil
Continuous flight piles
Geotechnical
Civil engineering
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DUTRA, Cristiane de Souza. Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional. 2022. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSDutra.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.