Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Larissa Leite de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T16:08:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17044 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Jogo da vida do químico: uma nova ferramenta no ensino de soluções químicas para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3041794455904768 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os métodos tradicionais de educação muitas vezes não causam a devida motivação para o estudo de química em estudantes, principalmente pela falta da aplicação dos tópicos da disciplina em problemas reais da vida do aluno. Este trabalho concerne à criação de um material didático que seja lúdico e ao mesmo tempo educativo no ensino de soluções químicas para o ensino médio e para o ensino técnico, no formato de um jogo. Visando romper barreiras e entraves do tema proposto, contextualizou-se o material com fatos do cotidiano dos discentes, levando-os a enxergarem os conceitos aprendidos em aula para além dos muros da escola. Buscando direcionar a estrutura organizacional do material, é utilizada a Taxonomia de Bloom para definir quais níveis de aprendizado se espera do aluno em cada fase do jogo. Por fim, os resultados da atividade proposta em ambiente real de sala de aula foram analisados e ponderados, discutindo-se aspectos relacionados a como os alunos receberam o jogo e quais os níveis de aprendizado adquiridos. O material proposto teve um bom desempenho e se mostrou uma ótima ferramenta para o ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Larissa Leite de Almeida Carvalho.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.