Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17044
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jogo da vida do químico: uma nova ferramenta no ensino de soluções químicas para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Larissa Leite de Almeida
Tutor: Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
Resumen: Os métodos tradicionais de educação muitas vezes não causam a devida motivação para o estudo de química em estudantes, principalmente pela falta da aplicação dos tópicos da disciplina em problemas reais da vida do aluno. Este trabalho concerne à criação de um material didático que seja lúdico e ao mesmo tempo educativo no ensino de soluções químicas para o ensino médio e para o ensino técnico, no formato de um jogo. Visando romper barreiras e entraves do tema proposto, contextualizou-se o material com fatos do cotidiano dos discentes, levando-os a enxergarem os conceitos aprendidos em aula para além dos muros da escola. Buscando direcionar a estrutura organizacional do material, é utilizada a Taxonomia de Bloom para definir quais níveis de aprendizado se espera do aluno em cada fase do jogo. Por fim, os resultados da atividade proposta em ambiente real de sala de aula foram analisados e ponderados, discutindo-se aspectos relacionados a como os alunos receberam o jogo e quais os níveis de aprendizado adquiridos. O material proposto teve um bom desempenho e se mostrou uma ótima ferramenta para o ensino.
Materia: Jogos
Ensino de química
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Larissa Leite de Almeida Carvalho.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.