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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jogo da vida do químico: uma nova ferramenta no ensino de soluções químicas para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Larissa Leite de Almeida
Orientador: Guerra, Antonio Carlos de Oliveira
Resumo: Os métodos tradicionais de educação muitas vezes não causam a devida motivação para o estudo de química em estudantes, principalmente pela falta da aplicação dos tópicos da disciplina em problemas reais da vida do aluno. Este trabalho concerne à criação de um material didático que seja lúdico e ao mesmo tempo educativo no ensino de soluções químicas para o ensino médio e para o ensino técnico, no formato de um jogo. Visando romper barreiras e entraves do tema proposto, contextualizou-se o material com fatos do cotidiano dos discentes, levando-os a enxergarem os conceitos aprendidos em aula para além dos muros da escola. Buscando direcionar a estrutura organizacional do material, é utilizada a Taxonomia de Bloom para definir quais níveis de aprendizado se espera do aluno em cada fase do jogo. Por fim, os resultados da atividade proposta em ambiente real de sala de aula foram analisados e ponderados, discutindo-se aspectos relacionados a como os alunos receberam o jogo e quais os níveis de aprendizado adquiridos. O material proposto teve um bom desempenho e se mostrou uma ótima ferramenta para o ensino.
Palavras-chave: Jogos
Ensino de química
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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