Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1704
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo e história: fonte memória e interdisciplinaridade
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Flávia Florentino Marcondes dos
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Reflexão acerca da utilização dos jornais como fonte legítima para a pesquisa histórica. Ao longo dos anos, a mídia apropriou-se de um sentido de construção da história através da apropriação da memória e de técnicas narrativas que pregam objetividade e imparcialidade. Neste percurso, à medida que a ditadura do acontecimento, associada às inovações tecnológicas, se tornava sua ferramenta principal, entrou em conflito com os historiadores, antes única autoridade na categorização do fato histórico. Apesar da crítica destes em relação a esta apropriação, a legitimidade adquirida culturalmente pelo jornalismo impôs a busca de um caminho que integrasse as duas disciplinas. Assim, enquanto o jornalismo fortalece sua imagem de testemunha da história ao alcançar posição privilegiada na representação da realidade, o historiador, dotado de um conhecimento científico que lhe é próprio, encontra caminhos para utilização desta imensa fonte de documentação e pesquisa.
Palavras-chave: Jornalismo
História
Memória
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REIS, Flávia Florentino Marcondes dos. Jornalismo e história: fonte memória e interdisciplinaridade. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFMReis.pdf981.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.