Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17079
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Narrar o trauma: os campos nazistas como fenômeno biopolítico contemporâneo e vida desnuda nas obras de Primo Levi |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Ivone Maria dos |
Tutor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumen: | A presente pesquisa pretende abordar, a partir das reflexões empreendidas pelo filósofo Giorgio Agamben sobre “biopolítica” e “estado de exceção”, a construção da política de extermínio na contemporaneidade e os campos de concentração como espaço de reificação e fabricação da morte. O testemunho também será eixo analítico fundamental para desvelar à prática da violência cotidiana que condicionou a desumanização dos internos, o objetivo do testemunho é demonstrar que os campos nazistas não se restringem a um espaço biopolítico resultado de um estado de exceção permanente, mas também um território fenomenológico que produz experiências biológicas e sociais sem precedentes. A partir da narrativa de Primo Levi, sobrevivente de Auschwitz, será observado a lógica funcional e organizacional do lager (Campo) e a degradação à qual os prisioneiros eram submetidos para a eliminação de todos os traços de espontaneidade e dignidade humana, trazendo à tona a face mais terrível da condição dos internos; o muçulmano, aquele que sucumbiu a crueldade e a irrealidade dos campos de concentração e extermínio. |
Materia: | Biopolítica Estado de exceção Muçulmanos |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade de producción: | Instituto de História |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMSantos.pdf | 515.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.