Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17086
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Sister Rosetta Tharpe e a gênese do rock’n’roll |
Autor(es)/Inventor(es): | Duarte, Samara Ribeiro |
Tutor: | Castro, Fernando Luiz Vale |
Resumen: | O trabalho apresenta, sobre a ótica de memória e esquecimento da cantora e guitarrista Sister Rosetta Tharpe, a trajetória tanto da cantora como dos acontecimentos no pós-abolição que encetaram a segregação racial no país e promoveram lacunas na memória nacional sobre a música afro-americana que foi base para o nascimento do gênero musical Rock. A historiografia musical, frequentemente excludente sobre as mulheres e principalmente negras, é debatida através da rememoração dessa figura importante para a criação do gênero musical Rock, que se canonizou como branco e masculino. O protagonismo feminino e os movimentos culturais e sociais que estiveram presentes durante a vida de Rosetta serão abordados, desde o blackface, característica importante para entender o entretenimento racista que nascia, passando pela grande migração para o Norte e por fim o reavivamento europeu da música afro-americana e a redescoberta dessa personagem no século XXI. |
Materia: | Música Rock in roll Memória Racismo |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Unidade de producción: | Instituto de História |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SRDuarte.pdf | 421.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.