Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17086
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Sister Rosetta Tharpe e a gênese do rock’n’roll |
Autor(es)/Inventor(es): | Duarte, Samara Ribeiro |
Orientador: | Castro, Fernando Luiz Vale |
Resumo: | O trabalho apresenta, sobre a ótica de memória e esquecimento da cantora e guitarrista Sister Rosetta Tharpe, a trajetória tanto da cantora como dos acontecimentos no pós-abolição que encetaram a segregação racial no país e promoveram lacunas na memória nacional sobre a música afro-americana que foi base para o nascimento do gênero musical Rock. A historiografia musical, frequentemente excludente sobre as mulheres e principalmente negras, é debatida através da rememoração dessa figura importante para a criação do gênero musical Rock, que se canonizou como branco e masculino. O protagonismo feminino e os movimentos culturais e sociais que estiveram presentes durante a vida de Rosetta serão abordados, desde o blackface, característica importante para entender o entretenimento racista que nascia, passando pela grande migração para o Norte e por fim o reavivamento europeu da música afro-americana e a redescoberta dessa personagem no século XXI. |
Palavras-chave: | Música Rock in roll Memória Racismo |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SRDuarte.pdf | 421.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.