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dc.contributor.advisorHerschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo dos Reis-
dc.date.accessioned2022-06-09T19:14:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo dos Reis. Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.titleCelebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sacramento, Igor Pinto-
dc.contributor.referee2Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso debate como os indivíduos midiáticos são utilizados na instituição de lógicas de interesse dos poderosos da mídia, em especial no caso do empreendedorismo, que constitui uma retórica que vem sendo muito trabalhada e enaltecida midiaticamente nos tempos contemporâneos. Em um primeiro momento é feito um panorama do que já foi sedimentado cientificamente a respeito da celebridade, apresentando esse indivíduo como um desdobramento moderno que sobrepõe a representação social que os heróis clássicos tinham. Em seguida, é analisado como esses sujeitos celebrados são trabalhados conforme commodities industriais de modo a serem instrumentos de auxílio para naturalização e popularização do empreendedorismo como ideia de interesse dos dominadores do núcleo de poder que a mídia representa. Por último vêm os estudos de caso, que exemplificam três personalidades muito presentes na mídia, a gringa Rihanna e os brasileiros Anitta e Roberto Justus, que corroboram o caminho dissertativo percorrido por terem suas performances empreendedoras, artísticas e particulares celebradas na mídia como elementos fascinantes para as audiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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