Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17109
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rodrigo dos Reis
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso debate como os indivíduos midiáticos são utilizados na instituição de lógicas de interesse dos poderosos da mídia, em especial no caso do empreendedorismo, que constitui uma retórica que vem sendo muito trabalhada e enaltecida midiaticamente nos tempos contemporâneos. Em um primeiro momento é feito um panorama do que já foi sedimentado cientificamente a respeito da celebridade, apresentando esse indivíduo como um desdobramento moderno que sobrepõe a representação social que os heróis clássicos tinham. Em seguida, é analisado como esses sujeitos celebrados são trabalhados conforme commodities industriais de modo a serem instrumentos de auxílio para naturalização e popularização do empreendedorismo como ideia de interesse dos dominadores do núcleo de poder que a mídia representa. Por último vêm os estudos de caso, que exemplificam três personalidades muito presentes na mídia, a gringa Rihanna e os brasileiros Anitta e Roberto Justus, que corroboram o caminho dissertativo percorrido por terem suas performances empreendedoras, artísticas e particulares celebradas na mídia como elementos fascinantes para as audiências.
Palavras-chave: Celebridades
Empreendedorismo
Capitalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Rodrigo dos Reis. Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSantos.pdf559.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.