Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17109
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Rodrigo dos Reis
Tutor: Herschmann, Micael Maiolino
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso debate como os indivíduos midiáticos são utilizados na instituição de lógicas de interesse dos poderosos da mídia, em especial no caso do empreendedorismo, que constitui uma retórica que vem sendo muito trabalhada e enaltecida midiaticamente nos tempos contemporâneos. Em um primeiro momento é feito um panorama do que já foi sedimentado cientificamente a respeito da celebridade, apresentando esse indivíduo como um desdobramento moderno que sobrepõe a representação social que os heróis clássicos tinham. Em seguida, é analisado como esses sujeitos celebrados são trabalhados conforme commodities industriais de modo a serem instrumentos de auxílio para naturalização e popularização do empreendedorismo como ideia de interesse dos dominadores do núcleo de poder que a mídia representa. Por último vêm os estudos de caso, que exemplificam três personalidades muito presentes na mídia, a gringa Rihanna e os brasileiros Anitta e Roberto Justus, que corroboram o caminho dissertativo percorrido por terem suas performances empreendedoras, artísticas e particulares celebradas na mídia como elementos fascinantes para as audiências.
Materia: Celebridades
Empreendedorismo
Capitalismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Rodrigo dos Reis. Celebridades que empreendem: a utilidade do capital simbólico na instituição da lógica empreendedora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSantos.pdf559.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.