Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Assunção, Amadeusa Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:17:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Amadeusa Vieira. Educação de jovens e adultos (EJA): análise de uma prática pedagógica e a permanência dos estudantes na escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17110 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Permanência estudantil | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos (EJA): análise de uma prática pedagógica e a permanência dos estudantes na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho resulta da realização de estágio obrigatório em uma escola do município do Rio de Janeiro, que oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da pesquisa foi analisar a prática pedagógica da EJA visando compreender os motivos e fatores que levaram os estudantes da EJA a permanecerem ou não na escola, por meio de observação de doze (12) alunos da Modalidade de Ensino e dos dados dos relatórios escritos. O problema consistiu em compreender como a prática pedagógica pode contribuir para a permanência ou não do estudante na escola. Trata-se de pesquisa exploratória (GIL, 2008, 46), apoiada no referencial teórico de ABRAMO, 2008; BARRETO e BARRETO, 2005; LEITE e GAZOLI, 2012, ARROYO, 2006, VIGOTSKY, 1984. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos sujeitos conforme idade, sexo, profissão e cor, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levaram a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir da realização da prática de estágio na escola observada. Seja por falta de oportunidade de frequentar a escola na idade indicada na lei ou por se considerarem inaptos, os alunos da EJA, muitas vezes se veem obrigados a voltar às salas de aula depois de anos de afastados da escola, para tentar manter-se ou mesmo buscar inserção num mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente. Para fins de conclusão, essa pesquisa buscou evidenciar a importância da EJA, como uma modalidade de ensino por meio da realização de práticas pedagógicas que reconheçam a especificidade dos sujeitos jovens e adultos que foram segregados ou marginalizados na escola, sendo impedidos de concluir os estudos em idade socialmente indicada na lei e, consequentemente, de efetivarem seus direitos à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AAssunção.pdf | 328.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.