Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17110
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação de jovens e adultos (EJA): análise de uma prática pedagógica e a permanência dos estudantes na escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Assunção, Amadeusa Vieira |
Orientador: | Souza, Marta Lima de |
Resumo: | O presente trabalho resulta da realização de estágio obrigatório em uma escola do município do Rio de Janeiro, que oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da pesquisa foi analisar a prática pedagógica da EJA visando compreender os motivos e fatores que levaram os estudantes da EJA a permanecerem ou não na escola, por meio de observação de doze (12) alunos da Modalidade de Ensino e dos dados dos relatórios escritos. O problema consistiu em compreender como a prática pedagógica pode contribuir para a permanência ou não do estudante na escola. Trata-se de pesquisa exploratória (GIL, 2008, 46), apoiada no referencial teórico de ABRAMO, 2008; BARRETO e BARRETO, 2005; LEITE e GAZOLI, 2012, ARROYO, 2006, VIGOTSKY, 1984. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos sujeitos conforme idade, sexo, profissão e cor, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levaram a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir da realização da prática de estágio na escola observada. Seja por falta de oportunidade de frequentar a escola na idade indicada na lei ou por se considerarem inaptos, os alunos da EJA, muitas vezes se veem obrigados a voltar às salas de aula depois de anos de afastados da escola, para tentar manter-se ou mesmo buscar inserção num mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente. Para fins de conclusão, essa pesquisa buscou evidenciar a importância da EJA, como uma modalidade de ensino por meio da realização de práticas pedagógicas que reconheçam a especificidade dos sujeitos jovens e adultos que foram segregados ou marginalizados na escola, sendo impedidos de concluir os estudos em idade socialmente indicada na lei e, consequentemente, de efetivarem seus direitos à educação. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Prática de ensino Permanência estudantil |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 24-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ASSUNÇÃO, Amadeusa Vieira. Educação de jovens e adultos (EJA): análise de uma prática pedagógica e a permanência dos estudantes na escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAssunção.pdf | 328.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.