Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17115
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Felipe de Carvalho
Advisor: Silva, José Cláudio Sooma
Abstract: O presente trabalho visou apresentar algumas das discussões, complexidades e conflitos que envolveram o processo de feminização docente nos anos 1920. Para isso, um conjunto de documentos, produções e pesquisas foram acessadas para que auxiliassem na construção narrativa dessa temática. Durante as investigações, uma temática despertou interesse pelos possíveis debates ocasionados: o celibato pedagógico feminino. A tese do celibato pedagógico foi apresentada durante a I CNE, realizada em Curitiba no ano de 1927 e defendida por Nestor dos Santos Lima. Em função disso, um conjunto de problematizações foi orquestrado, a fim de compreender algumas das possíveis implicações desse tema para a carreira daquelas mulheres e professoras. Para a operacionalização deste estudo, por um lado, foi prestigiado um percurso bibliográfico interessado na discussão sobre os gêneros1 apresentado pelas autoras (SCOTT, 1995; LOURO, 2004; RODRIGUES, 2002; SCHUELER; RIZZINI, 2018; TELES, 1999; VIANNA, 2013; CARVALHO; VIDAL, 2001). Por outro, foi construída uma coleção documental que abarcou, principalmente, jornais, livros e conferências da década de 1920. A partir desses aportes teóricos-metodológicos, o cuidado com uma escrita histórica somou-se aos acasos que foram emergindo conforme a pesquisa era desenvolvida.
Keywords: Formação de professores
Mulheres
Celibato
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Felipe de Carvalho. O celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFerreira.pdf344.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.