Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leher, Roberto | - |
dc.contributor.author | Santos, Tassiana Beatriz de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T20:44:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tassiana Beatriz de Oliveira. Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17117 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimento estudantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Motta, Vânia Cardoso da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Cristina Miranda da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo identificar as posições estudantis do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no período de 2015 a 2020. Para isso, foram utilizados os Planos de Lutas, os documentos elaborados nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), além de outros documentos produzidos pelos estudantes que se relacionam com suas proposições apresentadas nos Planos de Lutas. Sob a teoria gramsciana de Estado e as contribuições de E.P. Thompson sobre a experiência, analisou a formulação das DCNs. Por fim, a pesquisa buscou relacionar as formulações estudantis acerca das diretrizes com a Escola Unitária em Gramsci. Pôde-se concluir que o MEPe não se eximiu de posicionamentos e ações frente às políticas públicas para a formação docente e que suas proposições, apesar de iniciais, evidenciam uma concepção marxista de educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSantos.pdf | 557.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.