Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17117
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Tassiana Beatriz de Oliveira |
Tutor: | Leher, Roberto |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo identificar as posições estudantis do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no período de 2015 a 2020. Para isso, foram utilizados os Planos de Lutas, os documentos elaborados nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), além de outros documentos produzidos pelos estudantes que se relacionam com suas proposições apresentadas nos Planos de Lutas. Sob a teoria gramsciana de Estado e as contribuições de E.P. Thompson sobre a experiência, analisou a formulação das DCNs. Por fim, a pesquisa buscou relacionar as formulações estudantis acerca das diretrizes com a Escola Unitária em Gramsci. Pôde-se concluir que o MEPe não se eximiu de posicionamentos e ações frente às políticas públicas para a formação docente e que suas proposições, apesar de iniciais, evidenciam uma concepção marxista de educação. |
Materia: | Movimento estudantil Pedagogia Formação de professores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 24-feb-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SANTOS, Tassiana Beatriz de Oliveira. Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSantos.pdf | 557.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.