Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17117
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Tassiana Beatriz de Oliveira
Orientador: Leher, Roberto
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as posições estudantis do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no período de 2015 a 2020. Para isso, foram utilizados os Planos de Lutas, os documentos elaborados nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), além de outros documentos produzidos pelos estudantes que se relacionam com suas proposições apresentadas nos Planos de Lutas. Sob a teoria gramsciana de Estado e as contribuições de E.P. Thompson sobre a experiência, analisou a formulação das DCNs. Por fim, a pesquisa buscou relacionar as formulações estudantis acerca das diretrizes com a Escola Unitária em Gramsci. Pôde-se concluir que o MEPe não se eximiu de posicionamentos e ações frente às políticas públicas para a formação docente e que suas proposições, apesar de iniciais, evidenciam uma concepção marxista de educação.
Palavras-chave: Movimento estudantil
Pedagogia
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Tassiana Beatriz de Oliveira. Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSantos.pdf557.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.