Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17117
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Tassiana Beatriz de Oliveira |
Orientador: | Leher, Roberto |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar as posições estudantis do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) no período de 2015 a 2020. Para isso, foram utilizados os Planos de Lutas, os documentos elaborados nos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe), além de outros documentos produzidos pelos estudantes que se relacionam com suas proposições apresentadas nos Planos de Lutas. Sob a teoria gramsciana de Estado e as contribuições de E.P. Thompson sobre a experiência, analisou a formulação das DCNs. Por fim, a pesquisa buscou relacionar as formulações estudantis acerca das diretrizes com a Escola Unitária em Gramsci. Pôde-se concluir que o MEPe não se eximiu de posicionamentos e ações frente às políticas públicas para a formação docente e que suas proposições, apesar de iniciais, evidenciam uma concepção marxista de educação. |
Palavras-chave: | Movimento estudantil Pedagogia Formação de professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 24-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Tassiana Beatriz de Oliveira. Movimento estudantil e formação de professores: os posicionamentos do movimento estudantil de pedagogia frente às diretrizes curriculares nacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSantos.pdf | 557.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.