Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17122
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeito do jejum intermitente sobre lipídios, glicemia, enzimas hepáticas e morfometria de tecido adiposo em ratas tratadas com dieta obesogênica
Author(s)/Inventor(s): Lemos, Yasmin Ribeiro
Advisor: Albuquerque, Kelse Tibau de
Abstract: Introdução: Com a epidemia da obesidade é necessário adotar estratégias que levam ao déficit energético, tanto por questões estéticas quanto por comorbidades relacionadas à doença. Atualmente, a estratégia que ganhou evidência foi o jejum intermitente (JI), aplicado à perda de peso corporal e na melhora do perfil lipidêmico e glicêmico, contudo as evidências científicas dos efeitos do JI são controversas. Objetivo: avaliar o efeito do JI sobre: massa corporal, ingestão alimentar/energia, marcadores séricos e histologia de adipócitos retroperitoneal (RET). Metodologia: Os animais foram organizados 4 grupos: Controle (CP), Controle Palatável (CPL), Restrito padrão (RP) e Restrito Palatável (RPL), onde os animais CPL e RPL iniciavam com uma dieta palatável (PL), sendo uma ração hiperlipídica e uma solução a 20% de sacarose e o CP e RP com uma dieta comercial. O JI foi aplicado para os animais RP e RPL, o qual consistiu na oferta de 50% do consumo do CP, sendo 2 dias de JI e 3 de livre acesso, ambos os grupos que praticavam o JI utilizaram uma dieta comercial neste período. Nos primeiros e últimos 15 dias do tratamento os grupos consumiram respectivamente dieta controle e PL conforme tratamento. O JI teve duração de 30 dias e seguiu após os primeiros 15 dias do tratamento. Os dados foram apresentados com média e erro padrão da média e, assumindo normalidade, foram submetidos à ANOVA de uma via seguida do teste de múltiplas comparações de Bonferroni, utilizando-se o pacote estatístico GraphPad Prism v.6.01. Resultado: Foi verificada hiperfagia do RP e aumento da enzima ALT, porém não houve diferença de peso entre os animais. Observou-se maior tolerância à glicose nos grupos restritos, mas não houve diferença na glicemia e lipidemia. Os grupos RP e RPL apresentaram hipertrofia dos adipócitos RET, entretanto não foi observada hiperplasia. Conclusão: O JI melhorou a tolerância à glicose, e aumentou a capacidade dos adipócidos para armazenar gordura podendo levar a uma disfunção celular.
Keywords: Jejum
Dieta hiperlipídica
Hiperfagia
Obesidade
Ratos Wistar
Fasting
Diet, high-fat
Hyperphagia
Obesity
Rats, Wistar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Oct-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEMOS, Yasmin Ribeiro. Efeito do jejum intermitente sobre lipídios, glicemia, enzimas hepáticas e morfometria de tecido adiposo em ratas tratadas com dieta obesogênica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YRLEMOS.pdf468.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.