Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17122
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Efeito do jejum intermitente sobre lipídios, glicemia, enzimas hepáticas e morfometria de tecido adiposo em ratas tratadas com dieta obesogênica
Autor(es)/Inventor(es): Lemos, Yasmin Ribeiro
Orientador: Albuquerque, Kelse Tibau de
Resumo: Introdução: Com a epidemia da obesidade é necessário adotar estratégias que levam ao déficit energético, tanto por questões estéticas quanto por comorbidades relacionadas à doença. Atualmente, a estratégia que ganhou evidência foi o jejum intermitente (JI), aplicado à perda de peso corporal e na melhora do perfil lipidêmico e glicêmico, contudo as evidências científicas dos efeitos do JI são controversas. Objetivo: avaliar o efeito do JI sobre: massa corporal, ingestão alimentar/energia, marcadores séricos e histologia de adipócitos retroperitoneal (RET). Metodologia: Os animais foram organizados 4 grupos: Controle (CP), Controle Palatável (CPL), Restrito padrão (RP) e Restrito Palatável (RPL), onde os animais CPL e RPL iniciavam com uma dieta palatável (PL), sendo uma ração hiperlipídica e uma solução a 20% de sacarose e o CP e RP com uma dieta comercial. O JI foi aplicado para os animais RP e RPL, o qual consistiu na oferta de 50% do consumo do CP, sendo 2 dias de JI e 3 de livre acesso, ambos os grupos que praticavam o JI utilizaram uma dieta comercial neste período. Nos primeiros e últimos 15 dias do tratamento os grupos consumiram respectivamente dieta controle e PL conforme tratamento. O JI teve duração de 30 dias e seguiu após os primeiros 15 dias do tratamento. Os dados foram apresentados com média e erro padrão da média e, assumindo normalidade, foram submetidos à ANOVA de uma via seguida do teste de múltiplas comparações de Bonferroni, utilizando-se o pacote estatístico GraphPad Prism v.6.01. Resultado: Foi verificada hiperfagia do RP e aumento da enzima ALT, porém não houve diferença de peso entre os animais. Observou-se maior tolerância à glicose nos grupos restritos, mas não houve diferença na glicemia e lipidemia. Os grupos RP e RPL apresentaram hipertrofia dos adipócitos RET, entretanto não foi observada hiperplasia. Conclusão: O JI melhorou a tolerância à glicose, e aumentou a capacidade dos adipócidos para armazenar gordura podendo levar a uma disfunção celular.
Palavras-chave: Jejum
Dieta hiperlipídica
Hiperfagia
Obesidade
Ratos Wistar
Fasting
Diet, high-fat
Hyperphagia
Obesity
Rats, Wistar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Out-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEMOS, Yasmin Ribeiro. Efeito do jejum intermitente sobre lipídios, glicemia, enzimas hepáticas e morfometria de tecido adiposo em ratas tratadas com dieta obesogênica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YRLEMOS.pdf468.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.