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http://hdl.handle.net/11422/17125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Wagner Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Lima, Camila Peres | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T16:50:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17125 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Direitos civis | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1241103516092018 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2702303302303882 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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