Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17125
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O movimento pelos direitos civis dos negros visto por Hollywood: a monumentalização histórica em Malcolm X (1992) e Selma – uma luta pela igualdade (2014)
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Camila Peres
Orientador: Pereira, Wagner Pinheiro
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende analisar o tema da representação cinematográfica hollywoodiana do movimento pelos direitos civis dos negros, a partir dos filmes que retratam as duas figuras mais influentes do período: Malcolm X e Martin Luther King Jr. Na primeira parte do trabalho será traçada uma breve exposição teórica dos usos do cinema na História e os métodos empregados nesta análise, além de uma síntese histórica do movimento por direitos civis. Nos capítulos subsequentes serão analisados em profundidade cada um dos dois filmes escolhidos. Para composição da pesquisa, serão utilizados livros, artigos, dissertações, teses, jornais, filmes e sites. Por fim, na conclusão será possível refletir sobre como o cinema se tornou um espaço de afirmação da cultura afro-americana e de resistência à opressão racial existente nos Estados Unidos, e considerar como estes filmes ressignificam o passado de acordo com as demandas do presente, num retorno às raízes do movimento que abalou a estrutura segregacionista e conferiu aos afro-americanos um novo senso de valor.
Palavras-chave: Estados Unidos
Movimentos sociais
Direitos civis
Cinema
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPLima.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.