Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Andrea Casa Nova-
dc.contributor.authorCosta, Melissa Britez-
dc.date.accessioned2022-06-13T13:10:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17149-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA imagem do índio no ensino de história: uma análise comparativa da temática entre os livros didáticos de história no período militar e após a redemocratizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1442021308383762pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa a comparar dois exemplares de livros didáticos utilizados no Ensino Médio buscando compreender o projeto de formação da identidade nacional durante a ditadura militar no Brasil e após a sua reabertura democrática, destacando o lugar do índio na narrativa oficial. A construção da identidade se dá a partir da organização dos lugares e da alteridade. À proporção em que é amplamente difundido, o livro didático desempenha papel de grande relevância na formação ideológica e cultural que ecoa não só na população escolar, através dos seus discursos e imagens tidos como fontes confiáveis, mas também na população em geral dada a escassez de debates sobre esse tema. As imagens e a linguagem utilizadas nesses manuais cumprem o papel-chave na construção da identidade nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBCosta.pdf551.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.