Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17149
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A imagem do índio no ensino de história: uma análise comparativa da temática entre os livros didáticos de história no período militar e após a redemocratização
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Melissa Britez
Tutor: Maia, Andrea Casa Nova
Resumen: O presente estudo visa a comparar dois exemplares de livros didáticos utilizados no Ensino Médio buscando compreender o projeto de formação da identidade nacional durante a ditadura militar no Brasil e após a sua reabertura democrática, destacando o lugar do índio na narrativa oficial. A construção da identidade se dá a partir da organização dos lugares e da alteridade. À proporção em que é amplamente difundido, o livro didático desempenha papel de grande relevância na formação ideológica e cultural que ecoa não só na população escolar, através dos seus discursos e imagens tidos como fontes confiáveis, mas também na população em geral dada a escassez de debates sobre esse tema. As imagens e a linguagem utilizadas nesses manuais cumprem o papel-chave na construção da identidade nacional.
Materia: Índios
Representação
Ditadura
Educação
Livro didático
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Unidade de producción: Instituto de História
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MBCosta.pdf551.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.