Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17149
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A imagem do índio no ensino de história: uma análise comparativa da temática entre os livros didáticos de história no período militar e após a redemocratização
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Melissa Britez
Orientador: Maia, Andrea Casa Nova
Resumo: O presente estudo visa a comparar dois exemplares de livros didáticos utilizados no Ensino Médio buscando compreender o projeto de formação da identidade nacional durante a ditadura militar no Brasil e após a sua reabertura democrática, destacando o lugar do índio na narrativa oficial. A construção da identidade se dá a partir da organização dos lugares e da alteridade. À proporção em que é amplamente difundido, o livro didático desempenha papel de grande relevância na formação ideológica e cultural que ecoa não só na população escolar, através dos seus discursos e imagens tidos como fontes confiáveis, mas também na população em geral dada a escassez de debates sobre esse tema. As imagens e a linguagem utilizadas nesses manuais cumprem o papel-chave na construção da identidade nacional.
Palavras-chave: Índios
Representação
Ditadura
Educação
Livro didático
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBCosta.pdf551.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.