Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17194
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Efeito de um programa de intervenção de educação em saúde na ingestão alimentar dos servidores públicos da Cidade Universitária de Macaé - Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Willian Meirellis
Orientador: Ribeiro, Beatriz Gonçalves
Coorientador: Matos, Alessandra Alegre de
Resumo: A Saúde do Trabalhador (ST) é uma área técnica da saúde pública que busca intervir na relação entre o sistema produtivo e a saúde de forma ampliada. Diante disso, a concepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), surge com grande importância em relação ao crescente registro de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do serviço público. E em associação, o aumento do consumo de alimentos industrializados e da inatividade física podem estar intimamente relacionados ao processo de adoecimento físico-mental dos trabalhadores, evidenciando a alimentação como um importante modulador da saúde humana no ambiente de trabalho. Portanto, implementar ações intervencionistas em saúde proporciona a enfatização de práticas saudáveis favorecendo aos servidores públicos a autonomia de escolha em seu ambiente de trabalho. Sendo assim, o estudo buscou identificar o efeito de um programa de intervenção de educação em saúde na ingestão alimentar qualitativa dos servidores públicos da Cidade Universitária de Macaé - Rio de Janeiro. Através de um programa de promoção a qualidade de vida denominado “QualiVida” em um ambiente universitário, com 33 servidores públicos, que participaram de duas coletas de dados dietéticos (pré e pós-intervenção), e assistiram semanalmente palestras multiprofissionais com assuntos associados à mudança do estilo de vida e seus benefícios. Com relação aos resultados, foram observadas mudanças positivas após a intervenção em saúde, onde o consumo de alimentos ultraprocessados apresentou redução significativa (p = 0,000) e parâmetros qualitativos da alimentação demonstraram melhora. Podendo concluir que a inserção de um programa de intervenção em saúde no âmbito do trabalho pode proporcionar mudanças nos hábitos alimentares dos avaliados através das práticas de educação em saúde.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Ingestão de alimentos
Qualidade de vida
Occupational health
Occupational health
Quality of life
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOPES, Willian Meirellis. Efeito de um programa de intervenção de educação em saúde na ingestão alimentar dos servidores públicos da Cidade Universitária de Macaé - Rio de Janeiro. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WMLOPES.pdf768.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.