Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17203
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uso da rede social Instagram® como ferramenta estratégica utilizada por nutricionistas para promoção da saúde e mudanças no estilo de vida da população
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lara Soeiro Machado da
Advisor: Casaes, Roberta Soares
Abstract: Nos últimos anos as redes sociais vêm exercendo importante função na disseminação de informações e na criação de vínculo com a população. Junto com o advento das novas tecnologias, estas redes têm sido aliadas na formação de opiniões e propagação de informações por profissionais. O número de nutricionistas que utilizam a rede social Instagram® como uma ferramenta de trabalho e propagação de informações vem crescendo a cada dia. Este trabalho buscou avaliar nutricionistas que fazem uso da rede social Instagram® como ferramenta para apoiar na promoção da saúde da população. O estudo foi realizado por meio da aplicação, de forma remota, de um questionário estruturado, composto por questões objetivas e subjetivas. Dos 50 nutricionistas convidados a participarem da pesquisa, 21 responderam ao questionário, sendo 76,29% do sexo feminino. Os dados permitiram caracterizar melhor este novo fenômeno, sua importância quanto aos conteúdos postados, frequência das postagens, vínculo com o paciente e conhecer os verdadeiros motivos que levam nutricionistas a utilizarem diariamente essa ferramenta dentro do seu campo de atuação. Foram obtidos como alguns dos resultados, cerca de 46,9% dos nutricionistas pesquisados utilizam rede social como um meio de marketing e para maior alcance de público, 15,63% para conteúdos de ressignificação da nutrição e 12,5% como forma de publicação científica. Outros dados obtidos na pesquisa, trata-se de feedbacks que os profissionais recebem em suas redes sociais, como exemplos descritos por seus seguidores e pacientes, relatando que o conteúdo era novidade e que foi muito bom ter aprendido e/ou que tem gostado da iniciativa de tal nutricionista como um influenciador. Relatam também receberem mensagens de estudantes de nutrição descrevendo sobre se inspirarem nesses profissionais que fazem um trabalho dentro da plataforma digital. Embora saiba a grande potencialidade da utilização do Instagram® por profissionais nutricionistas para propagação de saúde nos tempos atuais, a rede social deve ser utilizada de forma cautelosa, ética, científica e profissional.
Keywords: Nutricionista
Promoção da saúde
Redes sociais
Instagram (rede social on-line)
Nutritionist
Health promotion
Social media
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lara Soeiro Machado da. Uso da rede social Instagram® como ferramenta estratégica utilizada por nutricionistas para promoção da saúde e mudanças no estilo de vida da população. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSMSILVA.pdf479.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.