Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17205
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação nutricional pela Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) em pacientes críticos em nutrição enteral exclusiva
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Cindy Farias dos
Orientador: Almeida, Maria Fernanda Larcher de
Resumo: A terapia nutricional (TN) vem ganhando importância na atenção ao paciente crítico, desde que passou a fazer parte do cuidado essencial de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A identificação do estado de desnutrição tem como objetivo garantir o cuidado ao tratamento global do paciente internado. A partir de um diagnóstico adequado torna-se possível uma terapia nutricional individualizada sendo iniciada o mais brevemente possível. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar o estado nutricional em pacientes críticos submetidos a Terapia Nutricional Enteral exclusiva via cateter internados na UTI de um Hospital Público de Macaé-RJ utilizando a ferramenta GLIM (Global Leadership Initiative on Malnutrition). A coleta de dados dos pacientes ocorreu entre o mês de agosto de 2019 a março de 2020, foram avaliados durante 4 semanas consecutivas em visitas semanais à beira leito e leitura do prontuário, para obtenção dos seguintes dados para a avaliação pelo método GLIM: medidas antropométricas como perímetro da panturrilha, peso referido, altura do joelho, diagnóstico clínico, idade, sexo, ingestão alimentar, Índice de Massa Corporal (IMC), % de perda de peso e análise para o Rastreamento de Risco Nutricional (NRS-2002). Os critérios de classificação da desnutrição foram divididos em fenotípicos e etiológicos. Para diagnóstico da desnutrição, pelo menos 1 critério fenotípico e 1 critério etiológico estiveram presentes. Foram avaliados 12 pacientes, com idade média de 62,7 ± 17,3 anos, a maioria do gênero masculino (67%). As principais causas da hospitalização foram as doenças renais (42%), neurológicas (25%), respiratórias (17%), cardiovasculares (8%) e politraumatismo (8%). Com relação ao estado nutricional de acordo com a ferramenta GLIM todos os pacientes foram classificados com desnutrição, moderada (83,3%) e grave (16,7%). Quanto a avaliação para sarcopenia 85,7% apresentaram perda significativa de massa muscular e 14,3% não apresentavam. Dos pacientes avaliados 83,4% foram a óbito. Existem diversos fatores que favorecem a evolução negativa do paciente em UTI, visto isso, vale ressaltar a importância da nova ferramenta universal de avaliação do estado nutricional o GLIM que permite a análise específica dos pacientes a fim de sinalizar quadros de desnutrição e prevenindo possíveis desfechos negativos.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Paciente internado
Terapia nutricional
Nutrição enteral
Desnutrição
Nutrition assessment
Inpatients
Nutrition therapy
Enteral nutrition
Malnutrition
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Cindy Farias dos. Avaliação nutricional pela Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) em pacientes críticos em nutrição enteral exclusiva. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFSANTOS.pdf511.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.