Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17277
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no estado da Bahia
Author(s)/Inventor(s): Silva, Letícia Brito da
Advisor: Costa, Warley da
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar e analisar como as disciplinas voltadas para as discussões da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) estão inseridas e como são contempladas no currículo dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a fim de analisar quais lugares ocupam na grade curricular. Para alcançar o objetivo, utilizamos a pesquisa documental de abordagem qualitativa com a intenção de analisar os Projetos Políticos Pedagógicos dos três cursos em questão, assim como as ementas das disciplinas que tratam da temática. Do ponto de vista teórico, a pesquisa buscou dialogar com estudos sobre currículo e educação (SILVA, 2011; ARROYO, 2013), relações étnico-raciais (GOMES, 2005, 2012, 2017; CARNEIRO, 2005; COELHO, 2018), epistemologias e estudos decoloniais de educação (QUIJANO, 2005; WALSH, 2009, 2013; OLIVEIRA E CANDAU, 2010). A partir da análise realizada, observamos que os três cursos de Pedagogia investigados se posicionam de forma política efetiva no que se refere o tratamento da temática.
Keywords: Ensino superior
Pedagogia
Relações étnicas e raciais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Letícia Brito da. Relações étnico-raciais e a tradição acadêmico-curricular: um olhar para os cursos de pedagogia no Estado da Bahia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf674.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.