Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17279
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entre o ideal e o real: expetativas de gestores sobre os alunos e processos de estigmatização
Author(s)/Inventor(s): Mello, Luiza Mencarini
Advisor: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Abstract: Este trabalho está inserido na pesquisa “A realidade das escolas como estigma: a produção de desigualdades nos sistemas educacionais”, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da Faculdade de Educação e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Examina 23 entrevistas em profundidade realizadas com gestores da rede municipal de educação do município do Rio de Janeiro, com base nas teorias sobre estigma (GOFFMAN, 1988). Desse modo, o objetivo geral será descrever e analisar um conjunto de narrativas pautadas por estigmas já identificados nas entrevistas. Dois caminhos interpretativos serão propostos: (i) sistematização dos estigmas presentes nas narrativas dos gestores sobre os alunos; (ii) comparação dos perfis dos alunos descritos pelos gestores com o modelo ideal de estudante descrito na obra de Perrenoud (1995). A hipótese principal é que os gestores escolares estão orientados por concepções sobre o que vem a ser um estudante modelo – sendo este aquele que incorpora o ‘ofício do aluno’ (PERRENOUD, 1995) – o que faz com que as divergências de comportamento apresentadas pelos alunos em relação a esse tipo idealizado produzam reações estigmatizadoras por parte de gestores. Por fim, os resultados indicam que os gestores escolares não agem somente como reprodutores de estigmas gerais presentes na sociedade à qual pertencem, mas também constroem estigmas específicos no espaço escolar. Essa construção está relacionada às expectativas sobre o que seria um aluno ideal.
Keywords: Discriminação
Pedagogia
Interação professor aluno
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jan-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOTTA, Luiza Mencarini. Entre o ideal e o real: expetativas de gestores sobre os alunos e processos de estigmatização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMello.pdf319.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.