Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17279
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Entre o ideal e o real: expetativas de gestores sobre os alunos e processos de estigmatização |
Autor(es)/Inventor(es): | Mello, Luiza Mencarini |
Tutor: | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha |
Resumen: | Este trabalho está inserido na pesquisa “A realidade das escolas como estigma: a produção de desigualdades nos sistemas educacionais”, desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da Faculdade de Educação e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Examina 23 entrevistas em profundidade realizadas com gestores da rede municipal de educação do município do Rio de Janeiro, com base nas teorias sobre estigma (GOFFMAN, 1988). Desse modo, o objetivo geral será descrever e analisar um conjunto de narrativas pautadas por estigmas já identificados nas entrevistas. Dois caminhos interpretativos serão propostos: (i) sistematização dos estigmas presentes nas narrativas dos gestores sobre os alunos; (ii) comparação dos perfis dos alunos descritos pelos gestores com o modelo ideal de estudante descrito na obra de Perrenoud (1995). A hipótese principal é que os gestores escolares estão orientados por concepções sobre o que vem a ser um estudante modelo – sendo este aquele que incorpora o ‘ofício do aluno’ (PERRENOUD, 1995) – o que faz com que as divergências de comportamento apresentadas pelos alunos em relação a esse tipo idealizado produzam reações estigmatizadoras por parte de gestores. Por fim, os resultados indicam que os gestores escolares não agem somente como reprodutores de estigmas gerais presentes na sociedade à qual pertencem, mas também constroem estigmas específicos no espaço escolar. Essa construção está relacionada às expectativas sobre o que seria um aluno ideal. |
Materia: | Discriminação Pedagogia Interação professor aluno |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 26-ene-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MOTTA, Luiza Mencarini. Entre o ideal e o real: expetativas de gestores sobre os alunos e processos de estigmatização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMello.pdf | 319.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.