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dc.contributor.advisorValle, Rogério de Aragão Bastos do-
dc.contributor.authorMartins, Isabelle Duran-
dc.date.accessioned2022-06-20T16:37:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:57Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17283-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação do ciclo de vidapt_BR
dc.subjectSistemas de transportept_BR
dc.subjectBus Rapid Transitpt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.titleAvaliação do ciclo de vida do sistema bus rapid system (BRT): um estudo de caso da Transcariocapt_BR
dc.title.alternativeLife cycle assessment of bus rapid transit (BRT): a case study of Transcariocapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1858173126338282pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8317206922596178pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Angelo, Ana Carolina Maia-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1689742487991423pt_BR
dc.contributor.referee1D'Agosto, Márcio de Almeida-
dc.description.resumoVisto como uma alternativa de transporte sustentável, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) tem sido largamente adotado como uma alternativa de transporte coletivo a baixo custo e reduzido impacto ambiental negativo quando comparado a determinados modos de transporte rodoviário urbano, tais como automóvel particular. Na maior parte dos casos, as avaliações de impacto ambiental de um meio de transporte são baseadas exclusivamente nas emissões causadas pela queima de combustível. Porém, os veículos de passageiro não existem isoladamente e necessitam de um grande e complexo sistema para a sua operação. O presente estudo busca avaliar os impactos ambientais de cada etapa do ciclo de vida do BRT Transcarioca, na cidade do Rio de Janeiro, baseado na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A fronteira do sistema inclui a produção de matéria prima do veículo e da infraestrutura, construção da infraestrutura (via e estações), manufatura do veículo, operação e manutenção do BRT para um horizonte de 20 anos. O método ReCIPe foi usado para a Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) e os resultados mostram que as fases do ciclo de vida com maior participação na geração de impactos ambientais são a construção da infraestrutura e a operação do sistema. Também mostra que a fase de construção da infraestrutura tem maior impacto na ocupação de solo urbano; a operação do BRT tem maior contribuição para mudanças climáticas; a manufatura do veículo é pior para a ecotoxicidade terrestre e a manutenção afeta mais a categoria de depleção hídrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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