Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17283
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Avaliação do ciclo de vida do sistema bus rapid system (BRT): um estudo de caso da Transcarioca |
Otros títulos: | Life cycle assessment of bus rapid transit (BRT): a case study of Transcarioca |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Isabelle Duran |
Tutor: | Valle, Rogério de Aragão Bastos do |
Tutor : | Angelo, Ana Carolina Maia |
Resumen: | Visto como uma alternativa de transporte sustentável, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) tem sido largamente adotado como uma alternativa de transporte coletivo a baixo custo e reduzido impacto ambiental negativo quando comparado a determinados modos de transporte rodoviário urbano, tais como automóvel particular. Na maior parte dos casos, as avaliações de impacto ambiental de um meio de transporte são baseadas exclusivamente nas emissões causadas pela queima de combustível. Porém, os veículos de passageiro não existem isoladamente e necessitam de um grande e complexo sistema para a sua operação. O presente estudo busca avaliar os impactos ambientais de cada etapa do ciclo de vida do BRT Transcarioca, na cidade do Rio de Janeiro, baseado na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A fronteira do sistema inclui a produção de matéria prima do veículo e da infraestrutura, construção da infraestrutura (via e estações), manufatura do veículo, operação e manutenção do BRT para um horizonte de 20 anos. O método ReCIPe foi usado para a Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) e os resultados mostram que as fases do ciclo de vida com maior participação na geração de impactos ambientais são a construção da infraestrutura e a operação do sistema. Também mostra que a fase de construção da infraestrutura tem maior impacto na ocupação de solo urbano; a operação do BRT tem maior contribuição para mudanças climáticas; a manufatura do veículo é pior para a ecotoxicidade terrestre e a manutenção afeta mais a categoria de depleção hídrica. |
Materia: | Avaliação do ciclo de vida Sistemas de transporte Bus Rapid Transit Impactos ambientais Rio de Janeiro |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade de producción: | Escola Politécnica |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | ene-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monopoli10021011.pdf | 4.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.