Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17283
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação do ciclo de vida do sistema bus rapid system (BRT): um estudo de caso da Transcarioca
Otros títulos: Life cycle assessment of bus rapid transit (BRT): a case study of Transcarioca
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Isabelle Duran
Tutor: Valle, Rogério de Aragão Bastos do
Tutor : Angelo, Ana Carolina Maia
Resumen: Visto como uma alternativa de transporte sustentável, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) tem sido largamente adotado como uma alternativa de transporte coletivo a baixo custo e reduzido impacto ambiental negativo quando comparado a determinados modos de transporte rodoviário urbano, tais como automóvel particular. Na maior parte dos casos, as avaliações de impacto ambiental de um meio de transporte são baseadas exclusivamente nas emissões causadas pela queima de combustível. Porém, os veículos de passageiro não existem isoladamente e necessitam de um grande e complexo sistema para a sua operação. O presente estudo busca avaliar os impactos ambientais de cada etapa do ciclo de vida do BRT Transcarioca, na cidade do Rio de Janeiro, baseado na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A fronteira do sistema inclui a produção de matéria prima do veículo e da infraestrutura, construção da infraestrutura (via e estações), manufatura do veículo, operação e manutenção do BRT para um horizonte de 20 anos. O método ReCIPe foi usado para a Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) e os resultados mostram que as fases do ciclo de vida com maior participação na geração de impactos ambientais são a construção da infraestrutura e a operação do sistema. Também mostra que a fase de construção da infraestrutura tem maior impacto na ocupação de solo urbano; a operação do BRT tem maior contribuição para mudanças climáticas; a manufatura do veículo é pior para a ecotoxicidade terrestre e a manutenção afeta mais a categoria de depleção hídrica.
Materia: Avaliação do ciclo de vida
Sistemas de transporte
Bus Rapid Transit
Impactos ambientais
Rio de Janeiro
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10021011.pdf4.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.