Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorChamarelli, Michelle Irineu-
dc.date.accessioned2022-06-20T17:21:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationCHAMARELLI, Michelle Irineu. Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17292-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleConversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.referee2Silva, Luciano Prado da-
dc.description.resumoCompreendemos que a educação inclusiva é uma pauta muito importante nos debates acerca de um ensino de qualidade igualitário, porém pouco discutido no ensino superior no curso para formação de professores. Portanto, temos como objetivo nesta pesquisa, entender o que é a educação inclusiva, como acontece nas escolas, como incluir sem excluir, as estratégias e possibilidades utilizadas pelos docentes frente à inclusão, além de entender os conceitos atribuídos à palavra inclusão em si, partindo de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiabertas com uma abordagem qualitativa. Dividimos em quatro capítulos: o primeiro aborda a inclusão, o papel do professor e da família frente à inclusão e alguns paradigmas da educação inclusiva; o segundo capítulo fala sobre a formação de professores voltada para a inclusão; no terceiro apresentamos a metodologia, seguida do quarto e último capítulo no qual discutimos os resultados com base nas entrevistas realizadas e, por fim, as considerações finais. Nota- se que ao longo dos anos ocorreram algumas mudanças tanto em aspectos físicos e materiais, quanto humanos nas escolas, reconhecemos que as leis nos dão subsídios em busca de uma educação de qualidade visando e respeitando a diversidade, porém ainda há muitas barreiras a serem quebradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MChamarelli.pdf222.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.