Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17292
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Chamarelli, Michelle Irineu | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:21:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.citation | CHAMARELLI, Michelle Irineu. Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17292 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreno, Rosangela Carrilo | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luciano Prado da | - |
dc.description.resumo | Compreendemos que a educação inclusiva é uma pauta muito importante nos debates acerca de um ensino de qualidade igualitário, porém pouco discutido no ensino superior no curso para formação de professores. Portanto, temos como objetivo nesta pesquisa, entender o que é a educação inclusiva, como acontece nas escolas, como incluir sem excluir, as estratégias e possibilidades utilizadas pelos docentes frente à inclusão, além de entender os conceitos atribuídos à palavra inclusão em si, partindo de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiabertas com uma abordagem qualitativa. Dividimos em quatro capítulos: o primeiro aborda a inclusão, o papel do professor e da família frente à inclusão e alguns paradigmas da educação inclusiva; o segundo capítulo fala sobre a formação de professores voltada para a inclusão; no terceiro apresentamos a metodologia, seguida do quarto e último capítulo no qual discutimos os resultados com base nas entrevistas realizadas e, por fim, as considerações finais. Nota- se que ao longo dos anos ocorreram algumas mudanças tanto em aspectos físicos e materiais, quanto humanos nas escolas, reconhecemos que as leis nos dão subsídios em busca de uma educação de qualidade visando e respeitando a diversidade, porém ainda há muitas barreiras a serem quebradas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MChamarelli.pdf | 222.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.