Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17292
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Chamarelli, Michelle Irineu
Orientador: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Resumo: Compreendemos que a educação inclusiva é uma pauta muito importante nos debates acerca de um ensino de qualidade igualitário, porém pouco discutido no ensino superior no curso para formação de professores. Portanto, temos como objetivo nesta pesquisa, entender o que é a educação inclusiva, como acontece nas escolas, como incluir sem excluir, as estratégias e possibilidades utilizadas pelos docentes frente à inclusão, além de entender os conceitos atribuídos à palavra inclusão em si, partindo de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiabertas com uma abordagem qualitativa. Dividimos em quatro capítulos: o primeiro aborda a inclusão, o papel do professor e da família frente à inclusão e alguns paradigmas da educação inclusiva; o segundo capítulo fala sobre a formação de professores voltada para a inclusão; no terceiro apresentamos a metodologia, seguida do quarto e último capítulo no qual discutimos os resultados com base nas entrevistas realizadas e, por fim, as considerações finais. Nota- se que ao longo dos anos ocorreram algumas mudanças tanto em aspectos físicos e materiais, quanto humanos nas escolas, reconhecemos que as leis nos dão subsídios em busca de uma educação de qualidade visando e respeitando a diversidade, porém ainda há muitas barreiras a serem quebradas.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Set-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CHAMARELLI, Michelle Irineu. Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MChamarelli.pdf222.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.