Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17292
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Chamarelli, Michelle Irineu
Tutor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Resumen: Compreendemos que a educação inclusiva é uma pauta muito importante nos debates acerca de um ensino de qualidade igualitário, porém pouco discutido no ensino superior no curso para formação de professores. Portanto, temos como objetivo nesta pesquisa, entender o que é a educação inclusiva, como acontece nas escolas, como incluir sem excluir, as estratégias e possibilidades utilizadas pelos docentes frente à inclusão, além de entender os conceitos atribuídos à palavra inclusão em si, partindo de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semiabertas com uma abordagem qualitativa. Dividimos em quatro capítulos: o primeiro aborda a inclusão, o papel do professor e da família frente à inclusão e alguns paradigmas da educação inclusiva; o segundo capítulo fala sobre a formação de professores voltada para a inclusão; no terceiro apresentamos a metodologia, seguida do quarto e último capítulo no qual discutimos os resultados com base nas entrevistas realizadas e, por fim, as considerações finais. Nota- se que ao longo dos anos ocorreram algumas mudanças tanto em aspectos físicos e materiais, quanto humanos nas escolas, reconhecemos que as leis nos dão subsídios em busca de uma educação de qualidade visando e respeitando a diversidade, porém ainda há muitas barreiras a serem quebradas.
Materia: Inclusão escolar
Formação de professores
Ensino fundamental
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-sep-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CHAMARELLI, Michelle Irineu. Conversando sobre a educação inclusiva com duas professoras da educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MChamarelli.pdf222.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.