Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Pinto, Pedro Rafael Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:36:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Pedro Rafael Oliveira. Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17298 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.contributor.referee2 | Goulart, Janaina Moreira de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objeto a política de formação de professores em nível médio, modalidade Normal, no contexto do estado do Rio de Janeiro. A partir da promulgação da LDB (BRASIL,1996), o objetivo concentrou-se em analisar a encenação de tal política, considerando o contexto da produção de textos (BALL, 1992; 1994; 2016), em diálogo com a teoria do discurso (MOUFFE, 2003; 2005). A metodologia utilizada partiu do referencial teórico do campo da formação de professores e das políticas educacionais, respeitando como técnica a análise documental das publicações. De abordagem qualitativa, o trabalho estabelece interações entre os textos políticos produzidos na cena nacional, colocando-os em conversa com o que é encenado na arena estadual. Dividido em cinco capítulos, este texto traz uma reflexão sobre o que está presente nas principais legislações nacionais e estaduais a respeito da formação de professores normalistas, estabelece interações entre as referências do campo da formação de professores e as da política educacional, reunindo indícios da permanência ou extinção da modalidade analisada. Os resultados apontam uma dissonância legislativa entre as duas cenas, indicando a pouca atenção que o curso tem recebido em ambas as escalas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPinto.pdf | 342.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.