Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17298
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Pedro Rafael Oliveira |
Tutor: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumen: | Esta pesquisa tem por objeto a política de formação de professores em nível médio, modalidade Normal, no contexto do estado do Rio de Janeiro. A partir da promulgação da LDB (BRASIL,1996), o objetivo concentrou-se em analisar a encenação de tal política, considerando o contexto da produção de textos (BALL, 1992; 1994; 2016), em diálogo com a teoria do discurso (MOUFFE, 2003; 2005). A metodologia utilizada partiu do referencial teórico do campo da formação de professores e das políticas educacionais, respeitando como técnica a análise documental das publicações. De abordagem qualitativa, o trabalho estabelece interações entre os textos políticos produzidos na cena nacional, colocando-os em conversa com o que é encenado na arena estadual. Dividido em cinco capítulos, este texto traz uma reflexão sobre o que está presente nas principais legislações nacionais e estaduais a respeito da formação de professores normalistas, estabelece interações entre as referências do campo da formação de professores e as da política educacional, reunindo indícios da permanência ou extinção da modalidade analisada. Os resultados apontam uma dissonância legislativa entre as duas cenas, indicando a pouca atenção que o curso tem recebido em ambas as escalas. |
Materia: | Política educacional Formação de professores Ensino médio |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 3-sep-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PINTO, Pedro Rafael Oliveira. Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PPinto.pdf | 342.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.