Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17298
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Pedro Rafael Oliveira |
Orientador: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objeto a política de formação de professores em nível médio, modalidade Normal, no contexto do estado do Rio de Janeiro. A partir da promulgação da LDB (BRASIL,1996), o objetivo concentrou-se em analisar a encenação de tal política, considerando o contexto da produção de textos (BALL, 1992; 1994; 2016), em diálogo com a teoria do discurso (MOUFFE, 2003; 2005). A metodologia utilizada partiu do referencial teórico do campo da formação de professores e das políticas educacionais, respeitando como técnica a análise documental das publicações. De abordagem qualitativa, o trabalho estabelece interações entre os textos políticos produzidos na cena nacional, colocando-os em conversa com o que é encenado na arena estadual. Dividido em cinco capítulos, este texto traz uma reflexão sobre o que está presente nas principais legislações nacionais e estaduais a respeito da formação de professores normalistas, estabelece interações entre as referências do campo da formação de professores e as da política educacional, reunindo indícios da permanência ou extinção da modalidade analisada. Os resultados apontam uma dissonância legislativa entre as duas cenas, indicando a pouca atenção que o curso tem recebido em ambas as escalas. |
Palavras-chave: | Política educacional Formação de professores Ensino médio |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 3-Set-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PINTO, Pedro Rafael Oliveira. Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PPinto.pdf | 342.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.